top of page

Barra Mansa, 31 de agosto de 2015 

SALAPRETA REALIZA PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM MEMÓRIA À BARRA MANSA NO MÊS DE OUTUBRO

O coordenador do projeto, Rafael Crooz, explica como que o Nasce uma Cidade aos poucos foi criando uma programação cultural.

 

“Vamos ocupar culturalmente Barra Mansa todo o mês de outubro. Serão mais de dez ações de porte artístico e de profundo debate sobre a cidade, por meio de varias linguagens. Com ações deste tipo todas as partes da cadeia produtiva cultural local são movimentadas. Como a produção, a circulação, o consumo, a fruição e a inovação em modos de fazer e pensar um conhecimento sobre estar e permanecer no mundo”, disse.

 

No primeiro semestre foram realizadas oficinas de “Atuação e Canto”, e de “Música” em parceria com SESI CULTURAL. Com o início do segundo semestre e passada as oficinas, inicia-se a próxima etapa do projeto com os ensaios da dramaturgia. Momento este em que grupos e artistas individuais, além de grupos convidados serão integrados à rede de artistas que compõe o Nasce uma Cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reconstruir a memória histórica e poética de Barra Mansa através de referências dos próprios “fazedores de cultura” da região. Essa é a máxima do projeto Nasce uma Cidade que, por meio de oficinas artísticas gratuitas e noções de pertencimento, realiza uma grande mobilização cultural em torno da reconstrução da identidade cultural barramansense e da região do Médio Paraíba Fluminense. A culminância do projeto é quando seus participantes tomam as ruas da cidade num desfile cênico, realizado nos dias 4, 11 e 18 de outubro, percorrendo o circuito arquitetônico, histórico e cultural de Barra Mansa, contando e recriando uma memória coletiva.

 

O Nasce uma Cidade é realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o SESI Cultural e o Instituto Cultural Clécio Penedo. Outro co-realizador é o Projeto Dança e Magia, que há 3 anos estabelece uma produtiva parceria com o Coletivo Teatral Sala Preta.

O Projeto Música nas Escolas, reconhecido internacionalmente pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, também participa desta ação. Outra parceria importante são as alianças acadêmicas que o Nasce estabelece com o Curso de História da UniRIO – Pólo Resende, por meio do NUEPAC – Núcleo de Estudos em Patrimônio Cultural do Médio Paraíba Fluminense e com a Academia Barramansense de História.

 

O Projeto Nasce Uma Cidade foi criado há 5 anos. Nestes cinco anos aconteceram três desfiles cênicos, em 2010, 2011 e 2014, além de seminários, encontros e exposições. Este ano, o Nasce uma Cidade oferece uma extensa e variada programação em torno do pensar sobre o patrimônio de Barra Mansa. Serão realizadas três exposições, uma reedição do poema, uma ação educativa, um seminário e dois concertos.

 

 

 

 

 

 

Ocupação Tulhas do Café

 

Vale ressaltar que o Sala Preta, por meio deste projeto, ajudou na construção do espaço de cultura Tulhas de Café, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Um complexo cultural público que contempla uma sala de ensaios e espetáculos, oficina de arte, oficina de contrarregragem e cenotécnica, camarins, cozinha, escritórios e foyers, com potencial para palestras, encontros, oficinas, exposições, apresentações, seminários, fóruns, congressos, conferencias ou colóquios, localizada no antigo Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, o BIB, importante local de tortura e repressão durante a ditadura militar no Brasil. Hoje recuperado e transformado em emissor de informação e conhecimento.

 

As oficinas e os ensaios do Nasce uma Cidade são realizados neste espaço, todo domingo até outubro, das 14h às 20hs.

 

Chamamento Cultural e Artístico

 

A inserção dos grupos e artistas no Nasce uma Cidade se deu através do Chamamento Cultural e Artístico para grupos e artistas, que tem como proposta conectar em rede dezenas de coletivos de criação e artistas autônomos, desde cultura popular à erudita, desde as artes plásticas à dança de rua.

Para o projeto de 2015, já estão confirmadas as participações do tradicional Jongo de Pinheiral; o grupo Indígena Puri, do Rio de Janeiro; o Projeto Dança e Magia, juntamente com o grupo Conexão KM; a Orquestra Sinfônica Jovem; o Coral Vozes de Outro; além de artistas como Giglio, Hugo Trança.

 

Em anos anteriores contamos com a participação de pontos de cultura como o Espaço Cultural Francisco de Assis França, a Associação de Sertanejos de Barra Mansa e Região, o ABADÁ Capoeira, além de organizações como o Instituto DAGAZ, Banda São Sebastião, Casa de Cultura Arte InFoco, Grupo Meninos do Batuque, G.R.E.S Acadêmicos do Chacrinha, Bloco do Boi, Clube do Cavalo de Barra Mansa, Associação dos Canoeiros de Barra Mansa, Paróquia Matriz São Sebastião, Centro Cultural Fazenda da Posse, Centro Cultural Estação das Artes, Biblioteca Municipal de Barra Mansa, Câmara Municipal de Barra Mansa, Fundação Municipal de Cultura, Clube Municipal, Grupo Teatral Proscenium, Banda Gato Seco, Feira de Artesanato, Coral Vozes de Ouro, Projeto Teatro Nas Escolas, Orquestra de Jazz, Grupo de Percussão Bloco de Concreto, Coletivo Pino Haus, e ainda de artistas individuais como o escultor Chevy, o grafiteiro Anderson de Souza, a cantora Sara Bentes e a performer Jeciléia Mattiolli.

 

Outra novidade este ano é o registro do projeto NASCE UMA CIDADE em um livro lançado pelo SESI-Firjan. O projeto é considerado um dos casos de sucesso que a instituição atende em todo RJ. Apoiado desde a sua primeira edição, em 2010, o Nasce uma Cidade está sendo pesquisado pela consultora em Projetos Culturais e Economia Criativa do Sesi, Eliane Costa. A pesquisa e publicação do livro foi encomendada pela Gerência de Cultura do SESI em comemoração aos 10 anos do SESI CULTURAL e que também irá contar com outros projetos de sucesso do estado. A previsão de publicação é para o 2º semestre deste ano.

 

 

Calendário do Projeto Nasce uma Cidade

 

Vamos ocupar culturalmente Barra Mansa todo o mês de outubro. Serão mais de dez ações de porte artístico e de profundo debate sobre a cidade, por meio de varias linguagens. Com ações deste tipo todas as partes da cadeia produtiva cultural local são movimentadas. Como a produção, a circulação, o consumo, a fruição e a inovação em modos de fazer e pensar um conhecimento sobre estar e permanecer no mundo

 

Não perca a agenda! Nem a cabeça! 

 

Segue a programação do Projeto Nasce uma Cidade 2015:

 

30/09 – Abertura Exposição “Nasce uma Cidade – Palavra, Imagem e Ação” com lançamento do livro do poema “Nasce uma Cidade” de Lacyr Schettino e Clécio Penedo , reeditado especialmente para o projeto, às 20h, Galeria de Artes UBM – Barra Mansa.

 

01/10 – Oficina de Turbante com Renata Ferreira, as 16h. 
Abertura Exposição “A Posse Negra”, juntamente com o pré-lançamento do CD do Jongo de Pinheiral – às 20h, Centro Cultural Fazenda da Posse – Barra Mansa

 

02/10 – Abertura Exposição Coletiva “A Cidade em mim ... Cartografias urbanas” – às 20h, Centro Cultural Estação das Artes – Barra Mansa.

 

03/10 - Aniversário de 183 anos de emancipação política e econômica da cidade de São Sebastião de Barra Mansa.

 

04/10 – Estréia do Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa 

 

07/10 - Fórum Municipal de Cultura - ás 19h, Palácio Guapi

 

11/10 – Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa

 

18/10 – Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa

 

22/10 – Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Jovem executando a trilha sonora especialmente composta e arranjada por Bianco Marques – às 20h, na Sala de Ensaios do Projeto Música nas Escolas – Parque da Cidade Natanael de Souza.

 

24/10 – Seminário “Construções Narrativas sobre o Patrimônio Cultural Barramansense a partir de uma Leitura Poética” – às 08h – no Tulhas do Café – Parque da Cidade – Barra Mansa

 

25/10 – Encontro da Rede de Colaboradores do Projeto Nasce uma Cidade no Jongo de Pinheiral, visita ás ruínas, oficina de jongo e feijoada - Pinheiral 

 

04/11 - Lançamento do Livro “Casos de Sucesso” de Eliane Costa/ Sesi Firjan – às 19h - Av. Graça Aranha , nº 1 , Centro – Rio de Janeiro.

 

17/11 – Lançamento do Livro “Casos de Sucesso” de Eliane Costa/Sesi Firjan – às 19h - Centro Cultural Fazenda da Posse – Barra Mansa.

bottom of page