top of page

Criar coletivamente uma obra que fala da cidade requer disposição para promover a inclusão. O Nasce uma Cidade, em essência, é um movimento de inclusão através da arte e do fazer artístico. A partir desse entendimento, todas as ações convergem para a dinâmica da inclusão. A primeira ação é a da democratização de acesso, por ser uma obra artística que acontece nas ruas, ser gratuita e sem restrições quanto à faixa etária, o que amplia e facilita o acesso do público à obra.

 

A segunda ação de inclusão é oportunizar o envolvimento dos diversos atores culturais da cidade. Artistas das mais diversas expressões e características, como capoeristas, orquestra sinfônica, crianças de projetos sociais, Atores profissionais e amadores, centros culturais e comunidade são diretamente convidadas a integrar o processo de criação, produção e realização do espetáculo.

A terceira ação de inclusão é romper com os limites de tempo e espaço, ofertando via internet, acesso ao conteúdo gerado pelo projeto. Então, após um ano de intervalo, o Sala Preta dá continuidade ao projeto, com a criação de uma plataforma virtual para o compartilhamento dos conteúdos criados pelos artistas, além dos que serão produzidos a partir da continuidade das ações educacionais do projeto, com a realização dos ciclos de seminários do NASCE UMA CIDADE - Visões para o Futuro.

 

Portanto, dar acesso amplo e irrestrito ao acervo que este projeto produziu, como vídeos, fotos, textos, pesquisas imagéticas, iconográficas, históricas, além do mapeamento das forças criativas do patrimônio imaterial de Barra Mansa, esta plataforma será fonte de pesquisa e troca conhecimento de forma dinâmica sobre os aspectos que formam o cidadão e sua identidade cultural.

AMPLO ACESSO

bottom of page