top of page

Barra Mansa, 22 de setembro de 2014

PARCERIA COM FCA PROPORCIONA

CRIAÇÃO DE CENA NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA  

Cena: o personsagem do menino Clécio chega à estação de Barra Mansa com sua mãe 

Foto: Bravo

Mais uma cena foi fechada para o espetáculo Nasce Uma Cidade, que estará nas ruas nos dias 11 e 18 de outubro, a partir das 15 horas, pelos principais pontos do centro de Barra Mansa. Chamada de "Estação Memória" e realizada na Estação Ferroviária, ela faz jus ao nome e homenageia três artistas que tiveram sua vida marcada pelo vai e vem dos trens no município. Essa concepção só foi possível por meio da parceria fechada com a FCA (Ferrovia Centro Atlântica), que está dando todo o apoio necessário para a construção da cena.

 

 

- Para nós é uma honra participar das atividades do aniversário de Barra Mansa. Ficamos lisonjeados com a escolha de nossa estação para a encenação do espetáculo Nasce uma Cidade. Ao participar das comemorações, renovamos nosso compromisso social de incentivar, cada vez mais, a integração com a comunidade em busca de uma relação harmônica e segura, trabalhando em prol de um amanhã sustentável para todos -, declarou em nota a ferrovia.

 

Além de homenagear Clécio Penedo, que é inspiração para toda composição do Nasce Uma Cidade, a cena também faz referência ao padroeiro da cidade, São Sebastião; ao professor Dito, que era figura marcante na Estação com sua viola; e ao Bica, presidente da Associação dos Canoeiros de Barra Mansa. Eles, que participaram do espetáculo nos anos anteriores, faleceram este ano e deixaram um grande legado.

 

- Como falar de Barra Mansa sem dialogar com a Estação Ferroviária. Tantas pessoas importantes passaram por ela ao longo desses anos. Realizar uma cena ali é transgredir o espaço - diz o idealizador e diretor do Nasce, Rafael Crooz.

 

Para realizar toda essa homenagem, dois grandes grupos artísticos irão se apresentar junto ao coro de atores do Nasce. Um deles é o Grupo Vocal “Vozes de Ouro”, formado por senhoras professoras aposentadas que têm como maestrina a Dona Arlete. Um detalhe bem legal é que esse grupo se constituiu para se apresentar no primeiro ano do Nasce Uma Cidade, em 2010. O outro grupo é o “Meninos do Batuque”, do bairro Belmonte, em Volta Redonda. São 40 jovens que irão realizar uma intervenção sonora  composta pelo diretor musical do espetáculo, Bianco Marques.

 

Foto: Rafael Crooz

Bianco Marques, diretor musical do Nasce, define junto à FCA os detalhes para a relização do desfile cívico-cênico 

bottom of page