top of page

Barra Mansa, 2 7 de agosto de 2014

Reprodução em quase tamanho real do painel será inaugurada

na Biblioteca Central do nesta quinta

Fotos: Reprodução

UBM ABRIGA REPRODUÇÃO DE

PAINEL DE CLÉCIO PENEDO 

Nesta quinta-feira, 28, a arte de Clécio Penedo vai ganhar mais um destaque na região. Trata-se de uma reprodução em tamanho real do painel “Colonização e Dependência”, que será inaugurado na Biblioteca Central do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

 

O evento, que terá início as 19hs, vai contar a participação do coro de atores do espetáculo Nasce uma Cidade, que esse ano monta seu espetáculo baseado nas obras do artista. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

A apresentação artística da noite ficará por conta dos participantes do Nasce uma Cidade que irão cantar algumas músicas do projeto composta por Bianco Marques e que são inspiradas nas obras de Clécio Penedo. 

 

A iniciativa é o reconhecimento do artista, como explicou o coordenador de

Cultura e Integração do UBM, Marcelo Bravo.

 

"O Instituto Clecio Penedo e o UBM sempre tiveram um bom relacionamento, principalmente pela produção do artista, mas também porque Clécio contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento cultural de todo Médio Paraíba Fluminense por meio do Núcleo de Difusão Cultural do UBM (NDC) criado por ele em 1993", disse Bravo.

 

Outra lona será instalada no Colégio Municipal Clecio Penedo, do bairro Nova Esperança, também em Barra Mansa. A inauguração será no dia 11, às 19hs.

 

O painel "Colonização e Dependência" foi uma encomenda do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro e trata-se de uma composição "sui generis", que interpreta a história do Brasil do ponto de vista crítico/irônico, típico de muitos trabalhos do desenhista e artista plástico natural de Bom Jardim e que viveu grande parte de sua existência em Barra Mansa, RJ.

 

Para a presidente do Instituto Clecio Penedo e viúva do artista, Antonieta Penedo, o feito é um marco pra trajetória do artista. 

 

"Estou muito feliz e grata por tudo que está acontecendo. Não sei como retribuir as gentilezas do UBM durantes esses 51 anos da arte de Clécio", disse.

 

Em breve será inaugurada a sede do Instituto Cultural Clecio Penedo, onde 

o acervo do artista será abrigado no segundo piso da Estação das Artes.

 

bottom of page