top of page

Barra Mansa, 12 de abril de 2015 

PROJETO NASCE UMA CIDADE

ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS 

Nasce uma Cidade

 

Este ano, o projeto NASCE UMA CIDADE será uma reedição do desfile de 2014, mas ampliado para quatro apresentações gratuitas nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro pelas ruas de Barra Mansa.

 

O projeto acontece desde 2010 e, nos desfiles cênicos já conta em média com 500 artistas em cada edição. Idealizado pelo Sala Preta, em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo, a montagem do projeto é feita por meio das Oficinas Culturais do SESI Cultural, que patrocina pela terceira vez consecutiva o projeto.

 

A culminância do projeto é no mês de aniversário de Barra Mansa, quando a cidade completa 183 de emancipação em 2015, e mais uma vez, conta com a inserção e criatividade de artistas da região e até de outros estados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Você já pensou em poder participar de um projeto que reafirma a memória de sua cidade por meio de oficinas artísticas e noções de pertencimento? E ainda este projeto resultar num desfile cênico que percorre um circuito arquitetônico, histórico e cultural da cidade contando e recriando uma memória coletiva? Pois bem, estamos falando do NASCE UMA CIDADE. Em sua 4º edição, o projeto está com inscrições abertas para suas Oficinas Culturais.

 

Realizadas com patrocínio do SESI CULTURAL, as oficinas gratuitas que irão nortear o NASCE 2015 são duas: “Atuação e Canto”, e “Música”. As oficinas terão início no dia 3 de maio, às 14h, e serão realizadas no Lugar de Cultura Tulhas do Café, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. As oficinas são para qualquer pessoa com mais de 16 anos, ator, não ator, podendo ser jovem ou adulto.

 

Segundo o idealizador do NASCE UMA CIDADE, Rafael Crooz, o projeto tem como objetivo reconstruir a memória de Barra Mansa.

“Nós elaboramos este projeto para responder perguntas como: porque sabe-se pouco sobre a história de Barra Mansa? Resolvemos nos colocar no papel de artistas pesquisadores, então estamos pesquisando diferentes disciplinas, fazendo uso público da história ao mesmo tempo em que nos debruçamos sobre a história pública, desenvolvemos uma grande rede de colaboração entre acadêmicos, artistas, sociedade política e empresários. Esses conhecimentos entrelaçados formarão uma base pedagógica para as oficinas”, disse.

 

Para participar das oficinas basta preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail oficinasnasceumacidade@gmail.com ou entregar pessoalmente na sede do Sala Preta, que fica na Avenida Joaquim Leite, 604/sl 208, no Centro de Barra Mansa.

 

 

Alunos das oficinas culturais Nasce uma Cidade 2014 em ensaio no Centro de Barra Mansa   

Ensaio de uma das cenas no Lugar de Cultura Tulhas do Café, local de encontro do projeto 

Nasce uma Cidade 2015

 

Oficinas Culturais

 

Música - voltada para músicos com experiência e interessados em desenvolver técnicas de composição em grupo. Os participantes da oficina realizarão a trilha sonora ao vivo do desfile cênico nos dia 4, 11, 18 e 25 de outubro.

 

 

Atuação e Canto - para o coro de atores, com o objetivo maior de oportunizar uma preparação ao elenco de referências e vivências dentro do universo artístico e urbano, por meio de técnicas de atuação e canto . O processo de revisão da dramaturgia se desenvolverá após o contato com os participantes da oficina, com o objetivo de adequar o corpo cênico e os recursos humanos disponíveis à linguagem dramatúrgica final, que deverá estar concluída em agosto. Os encontros têm o objetivo de construir um grande desfile cívico cênico nos dias para a comemoração dos 183 anos de emancipação política e econômica de Barra Mansa, ao mesmo tempo preservando a memória, o patrimônio material e imaterial da cidade

 

 

 

 

Duas oficinas gratuitas, uma de “Atuação e Canto”, e outra de “Música” nortearão o NASCE 2015

 

bottom of page