top of page

Barra Mansa, 28 de setembro de 2015 

NASCE UMA CIDADE ABRE PROGRAMAÇÃO COM OCUPAÇÃO EM TRÊS GALERIAS DE ARTE

 

No dia seguinte, 1º de outubro, a ocupação será no Centro de Cultura Fazenda da Posse com a exposição “A Posse Negra”. Haverá Oficina de Turbante com Renata Ferreira, às 16h. A abertura da exposição será às 20hs com o pré-lançamento do CD do Jongo de Pinheiral. A exposição foi idealizada para ser ponto de encontro nos dias de desfile do Nasce uma Cidade com o Jongo de Pinheiral, o Instituto DAGAZ, que editou o livro “Cozinha dos Quilombos” em 2014, e as Meninas do Lenço. Além de algumas obras da série “Revolta da Chibata” de Clécio Penedo, serão expostas fotografias do livro “Cozinha dos Quilombos”, de Wallace Feitosa, e arquivo de registros do Jongo de Pinheiral. A visitação segue até dia 31 de outubro, de segunda a sexta, de 8h às 17h e domingos das 14 hs às 19hs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em outubro, Barra Mansa será ocupada por cultura. O projeto Nasce Uma Cidade começa sua programação tomando os principais espaços dedicados às artes visuais da cidade. Serão três exposições, e ao todo, mais de dez ações artísticas de profundo debate sobre a cidade. As ruas de Barra Mansa ainda serão ocupadas por um desfile cênico que envolve cerca de 400 artistas nos dias 4, 11 e 18 de outubro.  

 

A primeira ação é a exposição “Nasce Uma Cidade: Palavra-Imagem-Ação”, que será inaugurada no dia 30 de setembro, às 20hs, na Galeria de Artes UBM Clécio Penedo, no Campus Barra Mansa. Na ocasião será lançada a reedição do poema Nasce Uma Cidade de Lacyr Schettino. A exposição mostrará os originais dos desenhos e as matrizes das gravuras de Clécio Penedo que ilustram a reedição do poema Nasce Uma Cidade. Também estarão expostas projeções de vídeos do projeto, além de fotos e trechos do poema. Este será um encontro da palavra de Lacyr, das imagens de Clécio e das ações do Sala Preta sobre Barra Mansa em colaboração para a reconstrução da memória da cidade. A exposição ficará até o dia 3 de novembro e o horário de visitação é de segunda-feira a sexta-feira, das 13hs às 18hs. Serão oferecidas ainda atividades educativas às sextas-feiras, de 15h30 às 17hs, com agendamento prévio pelo telefone (24) 3325-0262.

 

 

 

 

 

 

No dia 2 de outubro será a abertura da Exposição Coletiva “A Cidade em mim ... Cartografias urbanas”, às 20h, no Centro de Cultura Estação das Artes. ”. A exposição propõe um encontro poético de Clécio Penedo com outros 26 artistas de diversas cidades. São trabalhos relacionados com a cidade e seus diferentes usos. As obras não só ocuparão o espaço físico da galeria como também contemplarão intervenções no espaço urbano como grafite, performances, lambe-lambe e estêncil. A exposição ficará até o dia 31 de outubro e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17hs e domingos, das 14hs às 18hs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E

Confira toda a programação.

30/09 – Abertura Exposição “Nasce uma Cidade – Palavra, Imagem e Ação” com lançamento do livro do poema “Nasce uma Cidade” de Lacyr Schettino e Clécio Penedo , reeditado especialmente para o projeto, às 20h, Galeria de Artes UBM – Barra Mansa.

 

01/10 – Oficina de Turbante com Renata Ferreira, as 16h. 
Abertura Exposição “A Posse Negra”, juntamente com o pré-lançamento do CD do Jongo de Pinheiral – às 20h, Centro Cultural Fazenda da Posse – Barra Mansa

 

02/10 – Abertura Exposição Coletiva “A Cidade em mim ... Cartografias urbanas” – às 20h, Centro Cultural Estação das Artes – Barra Mansa.

 

03/10 - Aniversário de 183 anos de emancipação política e econômica da cidade de São Sebastião de Barra Mansa.

 

04/10 – Estréia do Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa 

 

07/10 - Fórum Municipal de Cultura - ás 19h, Palácio Guapi

 

11/10 – Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa

 

18/10 – Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa

 

22/10 – Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Jovem executando a trilha sonora especialmente composta e arranjada por Bianco Marques – às 20h, na Sala de Ensaios do Projeto Música nas Escolas – Parque da Cidade Natanael de Souza.

 

24/10 – Seminário “Construções Narrativas sobre o Patrimônio Cultural Barramansense a partir de uma Leitura Poética” – às 08h – no Tulhas do Café – Parque da Cidade – Barra Mansa

 

25/10 – Encontro da Rede de Colaboradores do Projeto Nasce uma Cidade no Jongo de Pinheiral, visita ás ruínas, oficina de jongo e feijoada - Pinheiral 

04/11 - Lançamento do Livro “Casos de Sucesso” de Eliane Costa/ Sesi Firjan – às 19h - Av. Graça Aranha , nº 1 , Centro – Rio de Janeiro.

 

17/11 – Lançamento do Livro “Casos de Sucesso” de Eliane Costa/Sesi Firjan – às 19h - Centro Cultural Fazenda da Posse – Barra Mansa.

 

A exposição "Nasce Uma Cidade: Palavra-Imagem-Ação" abre programação do Nasce Uma Cidade

A exposição "Nasce Uma Cidade: Palavra-Imagem-Ação" mostrará os originais dos desenhos e as matrizes das gravuras de Clécio Penedo que ilustram a reedição do poema Nasce Uma Cidade.

Na exposição "A Posse Negra" haverá algumas obras da série “Revolta da Chibata” de Clécio Penedo, e fotografias do livro “Cozinha dos Quilombos”, de Wallace Feitosa, e arquivo de registros do Jongo de Pinheiral

A exposição foi idealizada para ser ponto de encontro nos dias de desfile do Nasce uma Cidade

A exposição propõe um encontro poético de Clécio Penedo com outros 26 artistas de diversas cidades

O coordenador do projeto Nasce uma Cidade, Rafael Crooz, ressalta que este ano o Nasce uma Cidade oferece uma agenda cultural durante todo mês de outubro.

 

“Vamos ocupar culturalmente Barra Mansa todo o mês de outubro. Serão mais de dez ações de porte artístico e de profundo debate sobre a cidade, por meio de varias linguagens. Com ações deste tipo todas as partes da cadeia produtiva cultural local são movimentadas. Como a produção, a circulação, o consumo, a fruição e a inovação em modos de fazer e pensar um conhecimento sobre estar e permanecer no mundo. Todos vocês estão mais do que convidados a se juntarem e vivenciarem uma grande potência da cultura do médio Paraíba fluminense, desde as Agulhas Negras até ao alto do Vale do Café”, disse ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E

A culminância do projeto são os desfiles cênicos realizado pelas ruas de Barra Mansa com cerca de 400 artistas nos dias 4, 11 e 18 de outubro.  

bottom of page