top of page

Barra Mansa, 05 de outubro de 2015 

NASCE UMA CIDADE COMEMORA ANIVERSÁRIO DE BARRA MANSA 

O envolvimento dos grupos se deu por meio do Chamamento Cultural e Artístico. A proposta do chamamento era conectar em rede dezenas de coletivos de criação e artistas autônomos, desde cultura popular à erudita, desde as artes plásticas à dança de rua.

 

O projeto é uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo e SESI Cultural, e apoio da Academia Barramansense de História, do  Nuepac e da Prefeitura de Barra Mansa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Barra Mansa completou 183 anos no dia 03 de outubro deste ano. A data é celebrada pelos barramansenses desde 2010 com um desfile cênico pelas ruas do município, o Nasce Uma Cidade. Neste ano serão ao todo 3 apresentações. A primeira apresentação aconteceu no último domingo, dia 4. O desfile será reapresentado nos próximos domingos, dias 11 e 18 de outubro, às 15h, com início no Parque Centenário. A apresentação reconstrói a memória histórica de Barra Mansa por meio de seus habitantes, artistas e do contorno urbano. São cerca de 400 participantes, entre coro de atores, grupos artísticos e artistas individuais.

 

Na composição do Nasce uma Cidade 2015, nove grupos artísticos e cinco artistas individuais participam. São eles: Jongo de Pinheiral, Grupo de Dança Afro N’Zinga,  Dança e Magia, Conexão KM, Grupo Vocal Vozes de Ouro, Grupo de Carros de Som Vivendo no Baixo, Instituto Dagaz, Meninas de Lenço e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Jovem, além da participação dos artistas plásticos, Anderson de Souza e Ricardo Brandão, o representante da cultura Puri, Dauá Puri, e os artistas Dael e Giglio. 

 

 

 

 

 

 

O coordenador do projeto, Rafael Crooz, fala sobre o envolvimento dos grupos participantes.

 

“Nada, neste setor cultural, é feito sozinho. Um dos objetivos do projeto é a comunhão e o encontro dos grupos. A importância de cada participante ou grupo em fazer parte disto se resume como um cumprimento da meta. Cada domínio de um saber, uma prática, um conceito é exposto de forma espontânea e natural”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça os grupos e artistas envolvidos no Nasce Uma Cidade 2015

 

Jongo de Pinheiral

Parceiro do Nasce Uma Cidade desde 2014, o grupo Jongo de Pinheiral busca manter viva a expressão de origem africana deixada pelos negros escravizados da Fazenda São José dos Pinheiro. Eles encerram o desfile com uma contação de história e roda de jongo.  

 

Grupo de Dança Afro N’Zinga

Grupo de Volta Redonda abre a última cena “Posse Negra”. Existente desde a década de 70, o coletivo tem o objetivo de resgatar, valorizar, divulgar e projetar a cultura negra através da dança.  

 

Dança e Magia

O Dança e Magia é um projeto de Barra Mansa que se dedica à formação bailarinas e bailarinos. O projeto participa do Nasce Uma Cidade desde a primeira edição. Em 2015, o Conexão KM, grupo mantido pelo Projeto Dança e Magia, participa pela primeira vez.

 

Grupo Vocal Vozes de Ouro

O grupo foi formado por professoras aposentadas de Barra Mansa. Elas já se encontravam regularmente, mas se constituíram com este nome depois da participação na primeira edição do Nasce Uma Cidade em 2010.

 

Grupo de Carros de Som Vivendo no Baixo

VNB é a sigla do grupo de amigos apreciadores de som automotivos e carros rebaixados. O grupo, que possui cerca de 200 integrantes de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, existe desde 2013. No Nasce Uma Cidade eles participam da Cena “A Zona Gerótica e a Compadecida”

 

Instituto Dagaz

O Instituto Dagaz é parceiro do Nasce Uma Cidade desde a segunda edição em 2011. Naquele ano esteve na realização do projeto junto com o Sala Preta. Em 2015 o Instituto Dagaz ocupa a Fazenda da Posse com a exposição “A Posse Negra”, com imagens do livro “A Cozinha dos Quilombos”.

 

Meninas de Lenço

Grupo de Volta Redonda trabalha com moda afro há um ano e meio. No Nasce Uma Cidade eles participam da última cena, “Posse Negra”, expondo seus trabalhos.

 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Jovem

Orquestra com 52 jovens fazem os arranjos para a Trupe na cena “A Trupe Palácio Trepidante em: E o Teatro Nada”.

 

Anderson de Souza e Ricardo Brandão

Anderson é grafiteiro com trabalhos em vários países pelo mundo. É parceiro do Sala Preta nas ocupações urbanas desde 2014. Sua arte está permanentemente no muro do Clube Municipal na Getúlio Vargas, a Beira Rio de Barra Mansa.

 

Representante da cultura Puri, Dauá Puri

Dauá é contador de historias, arte educador e licenciando em educação do campo pela UFV de Viçosa. Ele abriu o espetáculo com o rito de indigenalização.

 

Dael

Artista de Resende realiza performance na Cena Mandiga Primaveril. A performance é uma mandiga para destravar obras públicas e editais.

 

Giglio 

Poeta, ator e diretor. Participou das duas primeiras edições do Nasce Uma Cidade. Em 2015 empresta sua força para declamar na cena da Estação das Artes.

 

Confira toda a programação do projeto Nasce Uma Cidade

30/09 – Abertura Exposição “Nasce uma Cidade – Palavra, Imagem e Ação” com lançamento do livro do poema “Nasce uma Cidade” de Lacyr Schettino e Clécio Penedo , reeditado especialmente para o projeto, às 20h, Galeria de Artes UBM – Barra Mansa.

 

01/10 – Oficina de Turbante com Renata Ferreira, as 16h. 
Abertura Exposição “A Posse Negra”, juntamente com o pré-lançamento do CD do Jongo de Pinheiral – às 20h, Centro Cultural Fazenda da Posse – Barra Mansa

 

02/10 – Abertura Exposição Coletiva “A Cidade em mim ... Cartografias urbanas” – às 20h, Centro Cultural Estação das Artes – Barra Mansa.

 

03/10 - Aniversário de 183 anos de emancipação política e econômica da cidade de São Sebastião de Barra Mansa.

 

04/10 – Estréia do Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa 

 

07/10 - Fórum Municipal de Cultura - ás 19h, Palácio Guapi

 

11/10 – Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa

 

18/10 – Desfile Cênico Nasce uma Cidade – às 15h, a partir do Parque Centenário – Barra Mansa

 

22/10 – Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Jovem executando a trilha sonora especialmente composta e arranjada por Bianco Marques – às 20h, na Sala de Ensaios do Projeto Música nas Escolas – Parque da Cidade Natanael de Souza.

 

24/10 – Seminário “Construções Narrativas sobre o Patrimônio Cultural Barramansense a partir de uma Leitura Poética” – às 08h – no Tulhas do Café – Parque da Cidade – Barra Mansa

 

25/10 – Encontro da Rede de Colaboradores do Projeto Nasce uma Cidade no Jongo de Pinheiral, visita ás ruínas, oficina de jongo e feijoada - Pinheiral 

04/11 - Lançamento do Livro “Casos de Sucesso” de Eliane Costa/ Sesi Firjan – às 19h - Av. Graça Aranha , nº 1 , Centro – Rio de Janeiro.

 

17/11 – Lançamento do Livro “Casos de Sucesso” de Eliane Costa/Sesi Firjan – às 19h - Centro Cultural Fazenda da Posse – Barra Mansa.

 

Foto: Luísa Ritter

Cena realizada na Praça das Preguiças 

Foto:  Clarisse Maria

Grupo Conexão KM do Projeto Dança e Magia  

Foto:  Clarisse Maria

Grupo Vocal Vozes de Ouro participa do Nasce Uma Cidade desde sua primeira edição em 2010

bottom of page