top of page

Figurinista de São Paulo que ministra as oficinas de Indumentária e Adereços trabalhou com Teatro Oficina e Teatro da Vertigem

 

Para vestir os quase 300 participantes envolvidos no Nasce Uma Cidade o Sala Preta convidou a figurinista Inara Gomide de São Paulo, que já tem uma larga experiência com grandes companias de teatro do país como o Teatro Oficina Uzina Uzona e o grupo Teatro da Vertigem, ambos da capital paulistana. Ela está a frente das oficinas de indumentária e adereços que acontecem ás segundas e quartas respectivamente, ás 14h na Sala de Espetáculos Tulhas do Café. A figurinista se diz surpresa com o que se deparou: "vim parar numa cidade do interior do Rio, em meio a uma movimentação mundial em torno de uma São Paulo caótica e encontrei todo um movimento cultural que resiste em se afirmar, que se orgulha de ser de onde é!". Inara Gomide ainda reforça suas impressões sobre o artista Clécio Penedo, que desconhecia até ser convidada para o projeto: "trabalhar com as referências que Clécio oferece é ter em mãos a antropofagia caracateristica nos trabalhos que desenvolvia em São Paulo, junto com algo novo para mim, que é a linguagem do Sala Preta e a história de Barra Mansa. É uma profundidade criativa sem fim". 

 

 

Foto: Rafael Crooz

Já começaram os encontros para as comemorações do aniversário da cidade de Barra Mansa. O Projeto Nasce Uma Cidade, promovido pelo Coletivo Teatral Sala Preta, realiza o desfile cívico cênico que marcará as comemorações do aniversário de 182 anos de emancipação política e econômica do município. Com o intuito de celebrar a memória da cidade durante todo o mês de outubro, o Sala Preta, em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo e o patrocínio do SESI/RJ, oferece diversas oficinas culturais. E elas já começaram! Mas as inscrições ainda podem ser feitas. As oficinas são de Atuação e Canto, Música, Produção Cultural, Indumentária e Adereços. Estes encontros são parte do processo de montagem de um desifile cívico cênico que percorre o círcuito arquitetônico, histórico e cultural da cidade contando e recriando a memória de Barra Mansa. Este projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Cultura de Barra Mansa.

OFICINA DE ATUAÇÃO E CANTO ENCERRA AS INSCRIÇÕES NESTE DOMINGO, 29/06

Barra Mansa, 24 de junho de 2014

Oficina de Atuação e Canto encerra inscrições neste domingo (29/06)

 

O projeto oferece diversas oficinas, mas já estão encerrando as inscrições. A data limite para se inscrever para a oficina de Atuação e Canto é neste domingo dia 29 de junho, até ás 14h. Confira a programação!

 

Segundo o idealizador e coordenador do projeto, o ator Rafael Crooz, a oficina de atuação e canto atende a atores iniciantes e profissionais e não atores, pois está baseada em um ensino do teatro por meio de uma linguagem, a ação. São utilizados jogos e propostas de ação no espaço, gerando movimentos que, dentro de um contexto maior que é a memória da cidade, geram várias formas de manifestações postas na rua como intervenções urbanas. O ator explica "estamos organizando estas oficinas buscando um método  que é o seguinte: queremos oportunizar um começo para esses alunos que nós gostaríamos de ter tido". 

 

O ator Danilo Nardelli, que também está à frete do projeto completa sobre o processo: "primeiramente não buscamos ser literais, e sim deixamos a mente livre para fazer aproximações e analogias conceituais e estéticas de acordo com as referências propostas. No processo de construção dessa narrativa se fazem presentes três linhas de pensamento: uma linha é a história oficial e oral de nossa cidade, a outra linha é a nosso ponto de vista sobre essa história, nossos questionamentos, dúvidas e desejos enquanto artistas, e a terceira linha é o universo estético do Clécio Penedo e as idéias de Flávio de Carvalho". O ator e músico Bianco Marques, completa o parceiro de trabalho afirmando que "essa linha estética e conceitual dos artistas homenageados desse ano, está sendo um rico universo de inspiração. Estamos falando o que desejamos, sobre a nossa história através desses artistas. Essas três linhas de pensamento vão se fundindo e se tramando, criando a dramaturgia do Nasce uma Cidade 2014".

 

As inscrições podem ser feitas por e-mail, para isso é preciso baixar e preencher a ficha no site www.salapreta.wix/nasce e enviar para salapreta@gmail.com. Ou também no local do encontro, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, que fica no Parque da Cidade, no centro de Barra Mansa. 

 

Devoramento de Clécio Penedo e Flávio de Carvalho remodela a linguagem do grupo.

 

O Nasce Uma Cidade está em sua terceira edição, e para quem assistiu ou colaborou nos cortejos de 2010 e 2011 pode esperar surpresas por aí. O encontro do Sala Preta com Clécio Penedo e Flávio de Carvalho despertou a natureza antropofágica desses atores índios de Timburibá e a potência dramaturgica já existente nos anos anteriores foi acrescida de novos signos e novas leituras sobre a história da cidade. O trio que constrói a dramaturgia do projeto neste ano é formado pelos atores Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz. Eles contam com a colaboração de outros membros do coletivo como a produtora e atriz Viviane Saar, e das atrizes Kaline Leigue e Suzana Zana. 

 

 

 

Foto: Rafael Crooz

Foto: Rafael Crooz

Foto: Rafael Crooz

bottom of page