top of page

Integrantes do Projeto Nasce Uma Cidade, participarão do segundo encontro da exposição itinerante pelas escolas da rede publica da região chamada “Clécio Penedo: Reflexos do Tempo”. O objetivo é adquirir ainda mais informações sobre o artista Clécio Penedo, que este ano é fonte de inspiração para a montagem do desfile cívico-cênico do projeto, realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta e o Instituto Clécio Penedo.

 

A exposição “Reflexos do Tempo” é destinada à professores, realizada pelo Sesc Barra Mansa e pelo Instituto Clécio Penedo. O próximo encontro será no dia 08 de agosto, sexta, no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, em Barra Mansa. A exposição mostra a ligação com a história tão presente na poética do artista, além de ser um encontro de formação artística para os professores que pode estabelecer diálogos com as possíveis ações educativas a serem desenvolvidas com os alunos.

 

Barra Mansa, 30 de julho de 2014

A filha de Clécio Penedo, Ana Letícia Penedo, é a curadora da exposição e quem ministra os encontros. Professora de artes, ela fala que esse sempre 

foi um sonho de seu pai.

 

“Quando recebemos o convite do SESC de Barra Mansa, adoramos a proposta e abraçamos a ideia logo de cara. Era um sonho de meu pai fazer exposições de arte nas escolas. Mas ainda é só o começo, acho que a coisa pode ser muito maior. O contato com os professores do Ensino Médio da rede pública terá seu desdobramento dentro da escola, quando cada professor que participou da formação trabalhar com seus alunos”, explicou.

As questões abordadas no encontro terão os seguintes eixos conceituais: “A pergunta disparadora ‘Clécio Penedo, um cronista de seu tempo?’; O percurso criador; O contato com a obra; Temas abordados pelo artista; Como trabalha o desenho e a cor; Como se apropria de imagens de outros artistas, jornais, tv, revistas; e O artista e o seu tempo.

 

EXPOSIÇÃO SOBRE CLÉCIO PENEDO PERCORRE ESCOLAS DE BM 

Clécio é o homenageado do Nasce uma Cidade: dias 11 e 18 pelas ruas de BM

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Arte nas Escolas: Ana Letícia multiplica o conhecimento sobre a obra do Clécio Penedo 

Já sobre a montagem do espetáculo Nasce uma Cidade baseada nos obras de Clécio Penedo, a presidente do Instituto Clécio Penedo e viúva do artista, Antonieta Penedo, declara o quanto acredita na proposta do coletivo.

 

“Desde a morte de Clécio Penedo, em 17/01/2004, estamos mergulhados em conservar, divulgar e abrigar o acervo do artista em um Instituto Cultural. Diversas têm sido nossas tentativas e quando somos solicitados para exposições, palestras e parcerias, como o ‘Sala Preta” no “Nasce uma Cidade”, nos empenhamos em fazer o melhor. Quando fomos procurados pelo “Nasce uma Cidade”, vimos o quanto este grupo poderia falar e interpretar de uma maneira genial as séries, pensamentos e propostas da obra do artista. Após vários encontros estamos tranquilos, pois o espetáculo será um acontecimento de grande repercussão”, completou Antonieta Penedo.

 

 A filha de Clécio, Ana Letícia ainda finalizou declarando: “Costumo dizer que o pessoal do Sala Preta são nossos herdeiros legítimos. Adoro o trabalho que estão fazendo e aposto todas as fichas em suas ideias”.

 

bottom of page