top of page

Barra Mansa, 09 de outubro de 2014

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DO NASCE UMA CIDADE É NESTE SÁBADO, ÀS 15HS, NO PARQUE CENTENÁRIO 

O projeto é uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo, tem patrocínio do SESI e apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. Essa é a segunda edição do projeto, que foi às ruas em 2010 e 2011. O Nasce 2014 está sendo realizado através de oficinas de atuação e canto; música; produção cultural e, indumentária e adereços.

 

Na composição do projeto, seis grupos artísticos participam. São eles: Pino Haus, Jongo de Pinheiral, Dança e Magia, Meninos do Batuque, Grupo Vocal Vozes de Ouro e Orquestra de Jazz, além da participação do artista plástico, Anderson de Souza. 

 

O idealizador do projeto, Rafael Crooz, explica sobre a concepção do projeto. “O nasce é mais que um projeto. É um movimento de resistência em que esperamos mostrar para a cidade a capacidade do grupo de estar à frente de um grande espaço cultural, como a Sala de Espetáculos Tulhas do Café. Trabalhando em rede e possibilitando o acesso de diferentes grupos ao novo equipamento cultural. O resultado desses encontros é posto na rua de forma livre e irrestrita”, disse. 

O desfile cênico "Nasce Uma Cidade - Cidadãos Arquitetos da Memória" chega às ruas nesse sábado, 11. A apresentação, que conta a história de Barra Mansa por meio de seus habitantes, artistas e contorno urbano, tem como participantes cerca de 400 artistas. A apresentação começa às 15h, no Parque Centenário e terá a presença de um intérprete de libras durante todo o percurso. O espetáculo volta às ruas no próximo sábado, 18.

 

Este ano o “Nasce Uma Cidade” trás referências estéticas e conceituais dos Artistas Clécio Penedo e Flávio de Carvalho, dois ícones da arte brasileira que estão profundamente ligados ao município.  Ao todo serão nove cenas realizadas pelas ruas de Barra Mansa, uma delas, intitulada Estação Memória, só será realizada graças à parceria com a FCA (Ferrovia Centro Atlântica), que está dando todo o apoio necessário para a construção da cena. Dentre os pontos principais estão o Parque Centenário, o Palácio Barão de Guapi, a Beira Rio, o Clube Municipal, a Estação FCA e Fazenda da Posse - primeira edificação da cidade, construída há mais de 200 anos. O deslocamento necessário será feito por quatro ônibus cedidos em parceria comercial, onde o público poderá acompanhar toda apresentação de forma rápida e confortável. 

 

Foto: Bravo

A história de Barra Mansa será contada por meio de seus próprios habitantes 

Foto: Bravo

Referências estétiscas e conceituais são inspiradas nos artistas Flávio de Carvalho e Clécio Penedo 

O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse fala do grande significado cultural do projeto na cidade de Barra Mansa. “O desfile cênico é de grande importância para Barra Mansa, principalmente por dar a oportunidade à população em conhecer um pouco da história da cidade, além de homenagear artistas reconhecidos, como Clécio Penedo e Flávio de Carvalho”.

 

De acordo com o superintendente, os trabalhos artísticos foram realizados como forma de difusão da memória do município, “confiamos no serviço do Coletivo Teatral Sala Preta e juntos desenvolvemos um projeto para os munícipes, possam conhecer os pontos históricos de Barra Mansa e toda sua caminhada política, econômica e administrativa”, declarou ele, convidando a população em participar do desfile no sábado, dia 11.

 

Um dos diretores do espetáculo, Danilo Nardelli, ressalta “O espetáculo é na rua e ao ar livre. Tem cerca de 4h de duração e cerca de 2,5km. Por isso, é bom que as pessoas levem água, protetor solar, capa de chuva e alimentação para que assim acompanhem de forma plena o espetáculo.”

 

 

Nasce uma Cidade é objeto de estudo

 

O projeto se tornou objeto de estudo de pesquisadores que lidam e cuidam do patrimônio cultural da nossa região. Trata-se do NUEPAC (Núcleo de Estudos e Pesquisas do Patrimônio Cultural da Região do Médio Paraíba Fluminense), vinculado ao curso de graduação semipresencial em História da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

 

Músicas

 

Compostas pelo diretor musical do Nasce, Bianco Marques, em parceria com o idealizador do projeto, Rafael Crooz, as músicas do espetáculo são inspiradas na obra de Clécio Penedo, inclusive, obras plásticas que possuem frases que foram transformadas em canções. Ao todo são 13 composições. Os instrumentos, abordos da Farfullero, uma máquina de música, e sua sonoridade foram trabalhados e criados nas oficinas de música do projeto. Nos dias do espetáculo, o público vai ganhar um hinário com as canções para acompanhar e cantar junto.

 

Figurino

 

A figurinista e responsável por cada peça e ainda pela confecção dos adereços para as cenas é Inara Gomide. Além de roupas doadas, são usadas coisas recicladas, como canudos, que viraram cocares em que os atores irão usar na cena Timburibá. Ao todo são cerca de 800 peças para compor as nove cenas do espetáculo. Todas construídas com a ajuda dos 15 alunos da Oficina de Figurino e Adereços, do Sesi Cultural, ministrada por Inara e que acontece na Oficina de Arte 440, que fica na Sala de Espetáculos, no Parque da Cidade.

 

Serviço:

Espetáculo: Nasce Uma Cidade 2014 - Cidadãos Arquitetos da Memória

Dias: 11 e 18 de Outubro

Local: Centro – Barra Mansa

Horário: 15 horas

Principais Cenas: Parque Centenário, Palácio Barão de Guapi, Beira Rio, Clube Municipal, Estação FCA e Fazenda da Posse

Gratuito

Classificação: Livre

 

 

 

 

bottom of page