top of page

Barra Mansa, 12 de junho de 2015 

ENCONTRO DO NASCE COM O ARTISTA CLÉCIO PENEDO

Também presente no encontro, a presidente do Instituto Clécio Penedo, Antonieta Penedo, falou a parceria com o Sala Preta e a realização do Nasce uma Cidade.

 

“Após o Nasce 2014 nossa parceria cresceu. Afinamos nossa ideia e caminhamos para explorar novos espaços. Agradeço ao Sala Preta pelo senso de disciplina para realizar e desenvolver esse projeto com tanta essência”, disse. 

 “O passado não pode ser mudado, mas pode ser revisto se interferimos em suas memórias”. Foi com essa máxima que a arte-educadora do Instituto Clécio Penedo, Ana Letícia Penedo, se reuniu com os integrantes do projeto Nasce uma Cidade para aproximá-los da obra e vida do artista Clécio Penedo, forte inspiração para a montagem do projeto. O encontro foi realizado no dia 7 de junho no Espaço de Cultura Tulhas do Café, local de realização das oficinas e ensaios do projeto.

 

Munida de várias cópias de obras de Clécio Penedo, Ana Leticia, discursou sobre as questões de pertencimento com a cidade e o quanto e como isso era abordado nas obras do artista, seu pai. 

 

“Minha intenção é fazer com esses jovens reflitam sobre a história do seu lugar. Reflita sobre o quanto não foi contado a ele e o quanto isso pode mudar seu presente”, disse Ana Letícia.

 

 

O idealizador do projeto, o ator Rafael Crooz, explica o porquê da participação do Instituto Clécio Penedo ser fundamental na elaboração e realização do Nasce uma Cidade.

 

“Utilizamos três bases poéticas muito importantes e o pensamento, a filosofia e os exemplos de Clécio são orientações que nos fazem encontrar narrativas profundas”, disse Rafael.

 

O Sala e o Instituto Clécio estão realizando outras ações por meio desse projeto, como a reedição do poema da Lacyr Schettino; a exposição “Nasce uma Cidade – Palavra – Imagem – Ação”, realizada no UBM, em setembro; a exposição “Cidade em mim... Cartografias Urbanas” realizada em outubro, no Centro de Cultura Estação das Artes; uma ação educativa englobando todo o projeto.

Ana Letícia em meio aos integrantes do Nasce uma Cidade 

Foto: Luísa Ritter

Ana Letícia mostrando uma da obra de seu pai, o artista  Clécio Penedo. 

Foto: Luiísa Ritter

O Jongo de Pinheiral em aprensetação na Fazenda da Posse encerrando o Nasce uma Cidade 2014 

Foto: Thiago Almeida

bottom of page