top of page

Zonas de Contato é um programa de residência artística e de intercâmbio cultural voltado especialmente para grupos e/ou coletivos de teatro, dança, performance com pesquisas reconhecidas e notável produção artística e cultural no interior do estado do Rio de Janeiro. Escolhemos esse recorte com o objetivo de incentivar a criação de redes e o desenvolvimento de projetos afins que procurem fortalecer o panorama dessas produções, geralmente localizadas em territórios alternativos, com pouca ou nenhuma presença do estado e que enfrentam dificuldades crescentes para acessar os espaços de formação e profissionalização no campo das artes.

 

Deste modo, foi a partir dos trabalhos iniciados em um projeto de extensão do Instituto de Artes, chamado Palco em Debate, projeto esse coordenado pela Prof. Denise Espírito Santo, constituído por um núcleo de estudos sobre a(s) dramaturgia(s) do ator/performer/bailarino, que iniciamos as primeiras sessões de trabalho do projeto Zonas de Contato; desde o início, o projeto Zonas de Contato configurou-se como um projeto em rede e colaborativo e vem oferecendo oficinas com artistas convidados voltadas para produções performativas no cenário expandido das cidades. O projeto Zonas de Contato se articula em torno desses eixos: grupo de estudos com encontros semanais para o desenvolvimento de células coreográficas e criações urbanas; b) estudos e práticas voltadas para o desvelamento de dramaturgias inspiradas pelo teatro físico, teatro coreográfico e dança-teatro; c) realização de eventos artístico, científico, culturais reunindo a produção teatral da universidade e conferindo visibilidade para as produções dos grupos e coletivos associados.

 

Ao longo dos últimos anos, o projeto Zonas de Contato organizou duas edições, uma em 2011 e outra em 2012, tendo contado com a participação inesquecível de artistas como Norberto Presta, Carmen Luz, Renato Ferracini, Eloisa Brantes, Gilson Motta, Cláudio Castro. Todos, sob a coordenação de Denise Espírito Santo, que acredita nesta interface universidade x sociedade.

 

As ações do projeto Zonas de Contato, tanto aquelas relacionadas ao campo da criação e de sua produção teórica, quanto as ações que buscam integralizar propostas de intervenção em torno da arte e suas pedagogias, vem propiciando uma interessante interlocução com as áreas da saúde e da educação. Em 2013, iniciamos um trabalho na unidade docente de assistência psiquiátrica do Hospital Pedro Ernesto, HUPE, e temos investido desde então na criação de um novo laboratório multi-linguagens, com ênfase no trabalho com os usuários dos serviços de saúde mental.

zonas de contato

bottom of page