top of page

equipe

BIANCO

MARQUES

Ator e Músico

Licenciado em música pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). Iniciou sua formação como percussionista e integrou a Banda Sinfônica da Fundação CSN e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Ator formado pelo Conservatório de Tatuí, onde também teve experiência em canto, atuando no musical "O Poeta da Vila e seus Amores". É músico amador tocando piano, flauta e violão. Converge essas diferentes áreas em seu trabalho como compositor e performer, atuando no Coletivo Teatral Sala Preta, do qual é um dos fundadores. No Coletivo, participa dos espetáculos “O Cascudo Douradinho” que em 2009 esteve na Red Ecuatoriana de Festivales apresentando em 4 cidades do Equador, “A Noiva de Gonzagão”, o desfile cívico-cênico “Nasce Uma Cidade”, entre outros. Em 2010 volta ao Equador percorrendo a fronteira com a Colômbia com oficinas e espetáculos pelo projeto Revuelta a la Mitad del Mundo. Participou de oficinas com Ana Cristina Colla e Renato Ferracini (LUME Teatro), Alice K (USP), Bárbara Santos (CTO) e Roberta Carreri (Odin Teatret). Atuou com iniciação teatral nas escolas públicas de Barra Mansa/RJ, dirigindo em 2012 o espetáculo “A Ver Estrelas” com o GATE (Grupo Amador de Teatro Estudantil). Em 2013, dirige a montagem de finalização do Curso Sala Preta, “O Casamento do Pequeno-Burguês”, texto de Bertold Brecht. No mesmo ano, inicia o processo do espetáculo “Memórias do Pequeno Circo”, sob direção de Jadranka Andjelic. 

Ator e Arte-educador licenciado em Artes Visuais pelo UBM, pós-graduando em Metodologia do Ensino das Artes pela FACINTER. Teve sua formação teatral em cursos e oficinas no Sul Fluminense com diversos diretores. Atuou fortemete no grupo obsCênicos dirigido por Symão Francisco, participando de mais de 15 espetáculos e esquetes recebendo o prêmio de Melhor Ator em "Catástrofe", no festival de 59 anos do Gacemss. Na faculdade participou do projeto K. atuando no espetáculo "Punições" de Franz Kafka dirigido por Almir Ribeiro. Em 2008, percorreu 11 estados brasileiros com "As Aventuras do Menino Maluquinho", no Projeto Um Caminhão para Ziraldo produzido pela Fundação CSN, dirigido por Marinez Fernandes. É um dos fundadores do Coletivo Teatral Sala Preta participando como ator e diretor de diversos espetáculos: "O Cascudo Douradinho" que em 2009 esteve na Red Ecuatoriana de Festivales apresetando em 4 cidades do Equador, "Cantos de Euclides", "A Noiva de Gonzagão", "Prece Cósmica", o desfile cívico-cênico "Nasce Uma Cidade", "Devir", a festa-espetáculo "Efêmera", "Contos dos Continestes". Em 2010 volta ao Equador percorrendo a fronteira com a Colômbia com oficinas e espetáculos pelo projeto Revulta a la Mitad del Mundo. Atua desde 2010 com Iniciação Teatral nas escolas públicas no projeto "Teatro nas Escolas", dirigindo em 2012 o espetáculo "A Ver Estrelas" com o GATE (Grupo Amador de Teatro Estudantil). É professor de Arte na Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa.

DANILO

NARDELLI

Ator

SUZANA

ZANA

Atriz, Artesã, Cantora e Arte educadora 

Licenciada em Artes Visuais pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) em 2004.  É atriz profissional pelo curso de formação de atores da UFF (Universidade Federal Fluminense); sócia- fundadora da Associação Coletivo Teatral Sala Preta, onde atua em muitos projetos como “A Noiva de Gonzagão” espetáculo encenado pelas ruas desde 2009 em cidades fluminenses e no Equador; “Nasce Uma Cidade – Desfile Cênico”( 2010 a 2015 ) e Contos dos Continentes,(2010- 2015). Criou e produziu desde 2011 o espetáculo solo Caminhadeira, que já soma mais de 70 apresentações tendo passado por Equador, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de diversas cidades do sul fluminense. Integrou a caravana do Projeto Revolta na Metade do Mundo percorrendo a fronteira equatoriana com a Colômbia com espetáculos e oficina de Bonecos e Bijuteria Reciclável por dois anos consecutivos (2010/2011).  É designer de figurinos e adereços para teatro assinando espetáculos, como “O Rico Avarento e outras Histórias” (Rio de Janeiro/2008), “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” (Volta Redonda, 2011). “O Cascudo Douradinho”(2015).  Desde 2010 participa de projetos educativos como professora de teatro, figurino e adereços, artesanato, dreadlocks, tranças e turbantes. Sendo alguns deles: Projeto Garoto Cidadão (Volta Redonda), Ong Amigos na Cultura(2012/2014), Projeto Teatro nas Escolas (2010/2014), Curso de Teatro Sala Preta (2014-2015). É cantora por insistência e faz participação como backing vocal ao lado de artistas como Thiago Elniño (2011 - 2013) e desde 2015 com Buero Rep de Barra Mansa. Possui uma linha de acessórios artesanais, brechó e bonecos para teatro. Também realiza ações em diversas outras vertentes artísticas, espirituais e de sobrevivência como artes visuais, literatura, culinária, vendas, propaganda e voluntariado.

 

Estudou Relações Internacionais na UCB (Universidade Católica de Brasília) e, atualmente, é graduanda de Licenciatura em Pedagogia pela UNIRIO. Em 2010, ao integrar o Coletivo Teatral Sala Preta como produtora, inicia seus estudos sobre teatro e pesquisa teatral baseado na dramaturgia do ator e ações físicas, com DEVIR, laboratório proposto por Rafael Crooz que, em 2011, culminou no espetáculo homônimo. Participou das oficinas e intercâmbios artísticos com Flávio Franciulli (França), Roberto Presta (Argentina), Jadranka Andjelic, Cambar Coletivo (Miguel Pereira/RJ) e Roberta Carreri (Odin Theatret/ Dinamarca). Como atriz, atua em DEVIR, Efêmera, a intervenção artística Marginal Chic, a montagem do curso livre de teatro do Sala Preta “O Casamento do Pequeno Burguês” de Bertold Brecht e, atualmente, faz parte do projeto de treinamento do ator “IMERSÔES” da diretora Jadranka Andjelic, em 2014, além de integrar o elenco do espetáculo "Memórias do Pequeno Circo". Em 2015, é mediadora do Curso Sala Preta no módulo de Dramaturgia e assistente de direção nas montagens do Curso Regular. Também em 2015, participa do laboratório de criação artística com a artista plástica, Isabel Carneiro, que culminou com a exposição coletiva "O Artista da Fome" na Galeria Estação das Artes, em Barra Mansa.

 

 

VIVIANE

SAAR

Produtora e Atriz

Natural de Resende/RJ, graduou-se em 2009, no curso de Jornalismo pela Uniflu Fafic, Campos dos Goytacazes /RJ, onde atuou no tradicional jornal Monitor Campista /RJ. Jornalista e produtora, atualmente vive em sua cidade natal. Foi assessora de imprensa em campanhas políticas para candidatos à prefeito das cidades de Resende, Itatiaia e Quissamã, em 2011 e 2013. Em 2013 foi chefe de reportagem do Jornal Ponto de Vista, em Quissamã/RJ. Entre 2014 e 205 escreveu para o Jornal do Interior, no Médio Paraíba Fluminense. Produziu e coordenou entre 2013 e 2015, a comunicação do Projeto “Intervenção de Arte de Rua em Resende”. Participou da Oficina de Produção Cultural do Projeto Nasce Uma Cidade em Barra Mansa/RJ em 2014. Contribui com artigos para a o portal de notícias  OlhoVivo. É assessora de imprensa do Coletivo Teatral Sala Preta e,  integrante do portal de comunicação criativa, Circulô. Em 2015, foi aluna do curso livre de teatro do Sala Preta e participou da montagem da peça "O Parturião". 

LUISA

RITTER

Assessora de

Imprensa

Produtora da Associação Coletivo Sala Preta  desde 2015, seu primeiro contato com o grupo foi por meio do curso Produção Cultural ministrado pelo Coletivo no qual atuou ativamente dos processos de produção e criação das peças de comunicação do projeto "Nasce Uma Cidade", desde então começou a trabalhar como designer para "os pretos". Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Volta Redonda/RJ. Trabalhou na agência de Publicidade e propaganda Comunica Brasil entre 2014 e 2015.Elaborou trabalhos voluntários como fotógrafa, designer e produção para a ONG Espaço Cultural Francisco de Assis (ECFA), durante 2014 até 2017. Trabalhou na produção de diversos projetos como Polifônia, Tomada Urbana, Agosto ECFA, Sexta Rap, entre outros. Sócia proprietária do canal de comunicação e assessoria Circulô. 

GABS

RAMOS

Publicitária e

Designer Gráfico

bottom of page