top of page

notícias

Com um pouco mais de três meses para encerramento dos cursos do Sala Preta, ambas as turmas já estão dando inicio ao processo de criação e estudo das peças que serão apresentadas em dezembro.  As turmas Autores Teatrais e Dramaturgia em Processo começaram suas aulas em 20 de fevereiro. Ambas são cheias de experimentações e leva o aluno a refletir, pesquisar e praticar o teatro durante todo o ano.

 

A turma Autores Teatrais, que está realizando uma pesquisa sobre a Comedia Della Arte, finalizou o módulo dramaturgia com a escolha do texto que será encenado pelo grupo. Denominado O Partulião, o texto é do autor Luis Alberto de Abreu e faz parte de projeto de comédia popular brasileira.

 

“O texto dialoga com a turma. É uma comédia que permite possibilidades com ótimas composições de personagens e relações”, disse o ator e professor da turma Autores Teatrais, Danilo Nardelli.

O novo módulo da turma é o Figurino. Lecionado por Suzana Zana, ele consiste em experimentar como criar o figurino que será usado na peça.

 

Uma das alunas da turma, Yashmin Nunes, fala sobre como é participar desse processo. “O processo de construção do Sala Preta é algo que me impressiona. Todos os encontros e módulos vão nos preparando, tanto no aspecto físico, musical, cenográfico como também na dramaturgia, na leitura, no conhecimento. Adorei a escolha do texto e principalmente da minha personagem, a Linora, uma cozinheira fogosa e de grandes dimensões. Vejo nela um desafio, no jeito, no figurino e na expressão corporal mas, acredito que pra todos do curso também. Não vejo a hora de ver tudo ganhando forma, pronto. Ainda há muito trabalho, mas já da pra sentir a emoção”, disse.

 

 

Encenação em espaços não convencionais

 

Já na turma Dramaturgia em Processo, o grupo está iniciando o módulo Dramaturgia com o ator Danilo Nardelli. Este é o ponta pé inicial para a montagem da peça de apresentação da turma.

 

O módulo é focado em dramaturgias em processo e encenação em espaços não convencionais, neste caso o espaço pesquisado será a Beira Rio, em Barra Mansa. O texto será criado coletivamente a partir das experiências realizadas pelos alunos e a equipe.

 

“A partir de reflexão sobre as semânticas desse espaço, os alunos construirão experiências cênicas naquele território que gerarão o primeiro material a ser desdobrado e reorganizado com o objetivo de construir a narrativa do espetáculo”, explicou Danilo Nardelli.

 

 

 

 

 

 

 

TURMAS COMEÇAM MONTAGEM DE SUAS APRESENTAÇÕES 

Barra Mansa,  7 de setembro de 2015

bottom of page