notícias
O Coletivo Teatral Sala Preta abre suas portas mais uma vez ao público para mostrar um pouco do seu trabalho e pesquisa teatral. O projeto, Sala Aberta - Armários Revirados, acontece nos próximos sábados, dia 1º e 8 de outubro. Serão apresentadas duas obras com duração de até 25 minutos cada pelo valor de R$ 10. A entrada do público é liberada a partir das 19 horas.
Sala Aberta - Armários Revirados se trata de uma temporada de cenas curtas com pequenos espetáculos para até 15 pessoas, em um espaço com cerca de 15m2. As obras acontecem simultaneamente, e ao final da primeira sessão o público se reveza para assistir a outra obra. As apresentações são na sede do coletivo na Avenida Joaquim Leite, nº 604, sala 208, no Centro de Barra Mansa.
As obras em cartaz neste sábado são “Dorishead e a Máquina de Escrever”, e Esperando Godot. No dia 8 de outubro as obras apresentadas são “O Monólogo de Tuquinha Bastista” e “A Lição”.
"Dorishead e a Máquina de Escrever" é um texto autoral da atriz Viviane Saar em que a memória e o lugar onde habita o inconsciente imprevisível crítico e cúmplice de todos os medos e dúvidas. A cena anseia por para fora o drama da criação solitária do artista, lutando consigo mesmo em busca da obra "perfeita".
Considerado um dos principais textos do teatro do absurdo e a principal obra do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, “Esperando Godot” fala sobre o absurdo da existência humana. Em cena, dois vagabundos que aguardam a chegada de uma pessoa que eles não sabem direito quem é. Enquanto isso, divagam sobre a vida.
No “Monólogo de Tuquinha Batista”, do autor Aníbal Machado, Tuquinha Batista, a TB, é bastante popular entre os rapazes da pequena cidade onde vive. Sonha em ser estrela, mas estrela de verdade, lá no céu. Seu dilema é se vai ou não para o Rio de Janeiro acompanhar a irmã Raimunda, que na capital virou Betsy e posa em fotos sensuais.
“A Lição” é um texto do teatro do absurdo do autor Eugene Ionesco. Na história, um professor recebe uma nova aluna, interessada em seus conhecimentos. O que acompanhamos após sua chegada são as diferentes relações de poder entre os personagens e diálogos aparentemente absurdos. O problema universal da falha de comunicação e a procura incessante pela informação são expostos de forma extremamente cômica algumas vezes, mas também dramática, quando não trágica.
“Todos estão convidados para experimentar novas formas de consumir arte em Barra Mansa e fomentar a economia criativa da cidade. A temporada de cenas curtas Sala Aberta - Armários Revirados é uma linguagem inspirada pelo Microteatro criado em Madri na Espanha, e presente em todo o mundo, consolidando o teatro como possível em qualquer espaço. Na primeira temporada, de forma experimental, serão encenadas apenas obras do Sala Preta. A partir da segunda temporada estarão abertas inscrições para apresentação de outros grupos/artistas”, declarou o diretor do coletivo teatral, Danilo Nardelli.
Os ingressos são vendidos de segunda à sexta na semana da apresentação de acordo com o horário de atendimento do Sala Preta e no sábado, dia de apresentação, até 20 minutos antes do horários do evento (sujeito a lotação). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 3323-1397.
O Sala Aberta - Armários Rivirados tem patrocínio do Submundo e o apoio do projeto Dança e Magia.
Fichas Técnicas:
"Dorishead e a Máquina de Escrever"
Texto: Viviane Saar
Direção: Danilo Nardelli
Elenco : Viviane Saar
Cenografia: Coletiva
Iluminação: Coletiva
Sonoplastia: Bianco Marques
Figurino: Viviane Saar
Esperando Godot
Texto: Samuel Becket
Adaptação e direção: Danilo Nardelli
Elenco: Kaline Leigue e Felipe Terra
Música Original: Ive Seixas
“Monólogo de Tuquinha Batista”
Texto original: Aníbal Machado
Tuquinha Batista: Kaline Leigue
Direção e técnica: Bianco Marques
“A Lição”:
Texto: Eugene Ionesco
Adaptação e direção: Danilo Nardelli
Elenco: Érick Soares e Jéssica Kelly
Música Original: Ive Seixas
Serviço
Sala Aberta - Armários Revirados
19 horas
Dia 1º de outubro: Dorishead e a Máquina de Escrever”, e Esperando Godot.
Dia 8 de outubro: “O Monólogo de Tuquinha Bastista” e “A Lição”
Valor: R$ 10
Endereço: Avenida Joaquim Leite, nº 604, sala 208, no Centro de Barra Mansa.
TEATRO DE UMA FORMA DIFERENTE EM BARRA MANSA
Barra Mansa, 29 de setembro de 2016