top of page

notícias

Cerca de 50 jovens alunos e artistas amadores irão se apresentar na Mostra Primeiro Sinal de Artes Cênicas. O projeto, que este ano chega a sua terceira edição e é uma iniciativa do Coletivo Teatral Sala Preta que tem como objetivo mostrar as conclusões dos cursos de artes da região. As apresentações acontecem entre os dias 17 e 20 de dezembro, no Tulhas do Café, localizada no Parque da Cidade e também na Beira Rio de Barra Mansa.

 

As turmas de teatro livre do Sala Preta Dramaturgia em Processo e Autores Teatrais estão na programação da Mostra. Ambas as turmas estiveram em processo de pesquisa e criação durante 10 meses. A turma Dramaturgia em Processo apresenta a obra “A Margem (que) Te Beira”, com direção de Rafael Crooz. Já a turma Autores Teatrais apresenta a montagem “O Parturião”, do autor Luis Alberto de Abreu e direção Danilo Nardelli.

 

Também haverá a participação de alunos do curso de teatro do Instituto Dagaz com o espetáculo “Meus olhos, Mil olhos, me olham”, dirigida pelo professor Rafael Crooz.

 

O grupo Educart de Volta Redonda, apresenta a peça “Sangue Negro”. O grupo cadáveres esquisitos foi formado pelos alunos do Curso Experimentação Cênica (SESC BM), após a interrupção do Curso na unidade.Com direção de Bianco Marques e Danilo Nardelli, o grupo Cadáveres Esquisitos apresenta o espetáculo "Diário dos Sonhos".

 

O espetáculo é a conclusão de um ano de trabalho e foi montado a partir da improvisação dos alunos sobre jogos de palavras, imagens e objetos. Com direção de Bianco Marques e Danilo Nardelli, o grupo Cadáveres Esquisitos apresenta o espetáculo "Diário dos Sonhos".

 

O grupo, os Feijões, irá apresentar a performance triATO. A Cia. Teatral Calegari irá apresentar três esquetes. São elas: Liquidificador, O Coiso e Imitose. Além de teatro, haverá apresentações de dança com os grupos Dança e Magia e Conexão KM e ainda a apresentação da obra “Sentimentos” com o grupo Ballare.

 

Sinopse triATO

Matheus Andrade, Paula Amaral e Fabrício Júnior apresentam uma performance de 40 minutos oriunda de processos individuais com intensidade e variações particulares. A criação é coletiva e a direção é individual.

 

Sinopse “A Margem (que) Te Beira”

Marginais, travestis, religiosos, granfinos, drogados, andrógenos. Seres que beiram, que marginalizam e são marginalizados, mesmo ainda num território central. Uma investigação do território e os personagens que figuram na Beira Rio, em Barra Mansa e as evidenciam de forma performática. A relação direta com o fluxo do Rio Paraíba do Sul e suas realacões líquidas são fruto da pesquisa coletiva realizada na turma do Curso Sala Preta Dramaturgia em Processo. Direção: Rafael CroozCo-direção: Carla MarquesElenco: Albinno Oliveira Grecco, Carla Marques, Erick Soares, Fabrício Junior, Gabriela Alm, Jessica Kelly, Matheus Andrade, Meli Dias e Paula Amaral.

 

 

Sinopse "Meus olhos, Mil olhos, me olham"

"Meus olhos, Mil olhos, me olham" é um texto escrito coletivamente por alunos do curso de teatro do Instituto Dagaz. Por meio da provocação de histórias verossímeis ou reais que os próprios alunos tenham vivido no bairro ou em seu cotidiano, uma intricada trama de personagens revela encontros, crimes, compaixão, bullying e convívio escolar. As amarrações são feitas pelo ponto de vista personagem Léo, um jovem esquizofrênico que se sente perseguido. Tudo não passa de sonho.

 

Sinopse "O Parturião"

A turma Autores Teatrais do Curo Sala Preta apresenta a montagem do texto "O Parturião", do autor Luis Alberto de Abreu e faz parte do projeto de comédia popular brasileira. A escolha do texto foi feita baseada na pesquisa que a turma realizou sobre a Comedia Della Arte. A Comédia se desenrola em meio à disputa de dois imigrantes rivais, somadas às confusões de seus empregados matutos, Matias Cão e João Teité, que armam todas para se vingar de seus patrões muquiranas e se dar bem.

 

Sinopse "Diário dos Sonhos"

O grupo cadáveres esquisitos foi formado pelos alunos do Curso Experimentação Cênica (SESC BM), após a interrupção do Curso na unidade. O espetáculo "Diário dos Sonhos" é a conclusão de um ano de trabalho e foi montado a partir da improvisação dos alunos sobre jogos de palavras, imagens e objetos.

 

Sinopse triATO

Matheus Andrade, Paula Amaral e Fabrício Júnior apresentam uma performance de 40 minutos oriunda de processos individuais com intensidade e variações particulares. A criação é coletiva e a direção é individual.

 

Sinopse Sentimentos.

Sempre nossos sentimentos falam conosco no nosso dia através das emoções e assim sempre vivemos e aprendemos com vida e com tempo e são esses sentimentos da vida que nos amadurecem e nos dão força para seguir em frente na nossa caminhada. Coreografo: Leonardo Reis e Rosane Faria. Direção:Leonardo Reis

 

Sinopse Esquetes Cia Teatral Calegari

O Liquidificador

Nem sempre o consumidor é respeitado e alguns problemas de trocas de produto, aparelhos não funcionando são acontecimentos constantes na nossa vida. "Liquidificador "vai te ajudar a entender esse meio.

Elenco: Renan Cruz, Dudu Wernech, Lucas Goulart e Hugo Franchesco

 

Imitose

Uma doença muito pouco conhecida no mundo, se espalha como uma verdadeira epidemia: A Imitose. Descubra o que acontece quando a doença começa a espalhar! Elenco: Samantha Lemes, Amanda Lemes e Larissa filho

O Coiso

Um coiso que quando você coisa ele começa a coisar o esquema do bagaio lá. Elenco: Lucas Goulart, Marcel Henrique e Hugo Franchesco

 

Programação

17 de dezembro – 18 hs - Tulhas do Café

“Meus olhos, Mil olhos, Me olham”, Insituto Dagaz (VR)

“Parturião”, Curso Sala Preta (BM)

Dia 18 de dezembro – 18hs - Tulhas do Café

“Sangue negro”, Grupo Educart (VR)

“Diário dos sonhos”, Grupo Cadáveres Esquisitos (BM)

Dia 19 de dezembro - 18hs – Tulhas do Café

Perfomance “triATO”, com OS Feijões

Apresentação de dança com o grupo Dança e Magia e Conexão KM (VR)

Dia 20 de dezembro

Tulhas do Café – 18hs

Apresentação do espetáculo de contemporânea “Sentimentos”, do grupo Ballare

Esquetes com a Cia Teatral Calegari

Beira Rio - 20h30

“A margem (que) te beira”, Curso Sala Preta

 

 

 

 

 

SALA PRETA REALIZA MOSTRA I SINAL 

Barra Mansa,  15  de dezembro de 2015. 

bottom of page