top of page

notícias

O mais recente espetáculo do Sala Preta – Memórias do Pequeno Circo – estará em cartaz no dia 5 de novembro, quinta-feira, no Multicidades -  Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas, realizado no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

 

O Festival é o primeiro evento na cidade do Rio de Janeiro dedicado à produção teatral de mulheres. O Festival  acontece entre 31 de outubro a 7 de novembro e é realizado pelas produtoras Studioline Filmes e Sequência Filmes, Músicas e Cênicas do Rio de Janeiro.

 

Em cartaz em meio a outros 10 espetáculos nacionais e internacionais, o “Memórias do Pequeno Circo” se desenvolve em torno de temas presentes e preocupantes em nossa sociedade, como negligência e desrespeito pela vida humana, banalização da cultura, da mídia e a teatralização dos movimentos sociais, da política e da justiça.  A peça ainda é uma homenagem às vítimas do incêndio no Gran Circo Norte Americano em Niterói, em  17 de dezembro 1961.  Na ocasião morreram mais de 500 pessoas queimadas em menos de 10 minutos.  "Este trabalho é a mais profunda pesquisa cênica que fizemos até hoje. Além da mais extensa também. Gostaríamos de compartilhar estes resultados com todos", disse Rafael Crooz, ator do Sala Preta.

 

Além das apresentações teatrais, o Festival Multicidade oferece ao público uma vasta programação de  performances, instalações, fóruns e workshops de artistas da Argentina, Dinamarca, Itália, Mexico, Noruega, Nova Zelândia, Sérvia, Suiça, UK e Brasil. Focado na produção de teatro contemporâneo e de multimídia, o Festival apresenta a produção das artistas com trabalhos de excelência e busca a ampliação dos espaços sociais de atuação da mulher.

 

Para as atrizes do Sala Preta, Viviane Saar e Kaline Leigue, o Festival Multicidade é terreno para a descoberta feminina nas artes.

“Nós como atrizes nos sentimos orgulhosas e honradas por compartilhar esse momento com um grupo importante de mulheres ativistas e artistas que fazem da arte instrumento de política e de luta contra a desigualdade de oportunidades”, disseram.

 

O FESTIVAL faz parte da Rede Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas Contemporâneas The Magdalena Project, fundada em 1986. Até hoje a Rede teve mais de 100 encontros e festivais na Europa, Ásia, Austrália, América Latina e EUA.

 

Projeto “Imersões”

O espetáculo “Memórias do Pequeno Circo” surge de “Imersões”, um projeto de formação e desenvolvimento das técnicas do ator que a diretora Jadranka Andjelic, da produtora Sequência Cênicas da cidade do Rio de Janeiro, realiza em parceria com o Coletivo Teatral Sala Preta.

 

Segundo Jadranka, todo o processo de montagem do espetáculo foi baseado em pesquisas de temas preocupantes.

 

“Vivemos em tempos de paradoxos, de contradições, de decadência de valores, de esquecimento dos sonhos e da decomposição das estruturas sociais. (...) Em uma sociedade global do espetáculo, onde o entretimento começou a tomar lugar dos mais profundos desejos humanos. Nossa proposta é oferecer um espetáculo que venha colocar o público diante da espetacularização da realidade, por meio da dramaturgia de um show de circo”, disse Jadranka.

 

Sobre a escolha do Sala Preta para a realização desse projeto, Jadranka explica. “Um encontro com o Sala Preta em 2012 me convenceu que grupo é dedicado a um trabalho serio e profissional no teatro. Deste modo surgiu  ‘Imersões’, um projeto de formação e desenvolvimento das técnicas do ator. Nossa parceria tem o objetivo de  ampliar o campo de arte em nossa sociedade, afinal acreditamos no poder transformador da Arte”, disse ela, Os encontros dos grupos estão acontecendo desde  agosto de 2013 e a pretensão é viajar o Brasil e o exterior com o espetáculo.

 

 

 

 

SALA PRETA APRESENTA MEMÓRIAS DO PEQUENO CIRCO NO TEATRO TOM JOBIM 

Barra Mansa,  2 de novembro de 2015. 

bottom of page