top of page

notícias

A pesquisa de voz e corpo do ator Bianco Marques, do Coletivo Teatral Sala Preta, chega a Tatuí nesta quarta-feira, dia 27. Denominada a "A Voz No Corpo: Pulso e Ressonância", a oficina será realizada até o dia 29 no Museu Histórico Paulo Setúbal, sempre das 9h às 12h. Além da oficina, Bianco está aproveitando para circular com sua performance “sabe quando que”.

 

A oficina é uma realização da parceria do Coletivo Sala Preta, de Barra Mansa (RJ) com o Coletivo Germinar, Tatuí (SP).

 

O Coletivo Germinar é um novo grupo na cidade de Tatuí que tem se colocado a pensar ações socioculturais e empreendedoras para movimentar a cultura municipal pra além dos pontos culturais do Estado que já existem. Segundo Thaís Almeida, integrante do coletivo, é empreender os projetos sociais e culturais que o grupo e os seus colaboradores possuem. 

 

“Nosso projeto carro chefe é o "Vâmo pra Praça?" ação socioeducativa que visa a ocupação do espaço público como novo ambiente de ensino-aprendizagem através de oficinas educativas e artísticas.A vinda de Bianco pra cá acaba abrindo o ciclo de mais um projeto que planejamos para esse ano. A ideia é trazermos uma oficina a cada dois meses e, assim, trazer conhecimento e capacitação em um outro ponto de cultura da cidade, bem mais acessível a população."

 

 “A Voz No Corpo: Pulso e Ressonância" tem como objetivo experimentar as possibilidades da relação entre o corpo e a produção vocal abordando criação e performance coletiva. Ao final da oficina, haverá uma apresentação dos alunos na Praça da Matriz.

 

Quanto às apresentações do projeto “sabe quando que”, serão no dia 28, às 18h30, na Praça do Museu, e dia 29, às 12hs, na Praça da Matriz.

 

O projeto experimental “sabe quando que” é uma apresentação solo performática/musical com sete canções compostas por Bianco Marques e Francisca Valentina.

 

“Esse projeto nasceu da parceria e amizade com Francisca Valentina, escritora e fotógrafa de Tatuí. Ela me manda as poesias e eu vou colorindo de sons da maneira que posso. Tenho flertado com o uso paralelo de sons gravados e sons executados ao vivo. Ainda é tudo muito novo e o que fica mais forte é uma vontade louca de experimentar um bocado de coisas. E compartilhar poesia e canção”, disse Bianco que agradece a parceria com o Coletivo Germinar.

 

Bianco Marques é ator, músico e compositor. Licenciado em música pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). Iniciou sua formação como percussionista e integrou a Banda Sinfônica da Fundação CSN e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Ator formado pelo Conservatório de Tatuí, onde também teve experiência em canto, atuando no musical "O Poeta da Vila e seus Amores". É músico amador tocando piano, flauta e violão. Converge essas diferentes áreas em seu trabalho como compositor e performer, atuando no Coletivo Teatral Sala Preta, do qual é um dos fundadores. Realizou a direção musical e as composições do espetáculo Memórias do Pequeno Circo,  com direção de Jadranka Andjelic, dos cortejos cênicos urbanos "Cantos de Euclides" e "Nasce uma Cidade" e do infantil "O Cascudo Douradinho". Foi premiado nos Festivais da Canção de Volta Redonda, Barra do Piraí e Mendes, cidades do vale do Paraíba fluminense, onde participou como compositor e cantor. Teve composições executadas pela cantora Sara Bentes, o pianista Adriano Nogueira e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Desenvolve intenso trabalho como educador musical, com enfoque no canto e no corpo, com experiência na preparação vocal de espetáculos teatrais.

 

“Sabe quando que” em Tatuí

Barra Mansa,  25 de janeiro de 2016

bottom of page