notícias
Após um ano de iniciação teatral, cerca de 30 jovens alunos e artistas amadores irão se apresentar na Mostra Primeiro Sinal de Artes Cênicas. O projeto, que este ano chega a sua segunda edição e é uma iniciativa do Coletivo Teatral Sala Preta, em parceria com o Projeto Dança e Magia, tem o objetivo de mostrar as conclusões dos cursos de artes da região. As apresentações acontecem domingo, dia 14, e segunda-feira, 15, na Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, mais conhecida como Tulhas, localizada no Parque da Cidade.
A abertura da Mostra, no domingo, às 19hs, ficará por conta do grupo “Os Feijões”, com a peça “Dona Baratinha”, que se iniciou através da convivência de alunos do projeto Nasce uma Cidade. Em seguida, terá apresentação da Cia Muribeca, com a peça “Diversidade”, e do grupo de dança de rua vindo de Quatis, Coletivo KM. Já na segunda-feira, a partir das 20hs, haverá a apresentação da esquete “Uma Viagem Sem Fim”, do Curso de Teatro do Instituto Dagaz, do bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. Em seguida, será apresentada a peça “Cenas do Absurdo”, do curso Sala Preta de teatro.
Todas as apresentações cênicas são frutos de um trabalho com profissionais amadores e iniciantes provenientes de teatro e dança de organizações culturais da região. “É muito válido qualquer ação que permita a circulação de trabalhos das turmas das oficinas de teatro nas escolas. Essa é uma chance que esses alunos têm de vivenciar o estado de performance e presença cênica. Isso é muito gratificante, afinal, às vezes, passa-se o ano todo em prática e quando termina é muito difícil circular com apresentações devido a dificuldades burocráticas e sociais”, explicou o ator e organizador da mostra, Rafael Crooz.
A produtora do Dança e Magia e coordenadora da Mostra, Cris Ribeiro, enfatizou a importância do evento. “Todo final de ano é sempre muito corrido e atarefado. Então, fechar o ano com uma mostra como essa é como semear o solo para que 2015 continue frutificando arte nesses jovens”, declarou.
Programação
Dia 14 (domingo), 19h
Teatro “Dona Baratinha” – (Os Feijões)
Esquete “Diversidade” – (Os Muquiranas)
Dança de Rua com o grupo Coletivo Km
Dia 15 (segunda-feira), 20h
Esquete “Uma Viagem Sem Fim” - (Instituto Dagaz)
Teatro “Cenas do Absurdo” –(Sala Preta)
DAS SALAS DE AULA PARA O PALCO
Barra Mansa, 12 de dezembro de 2014
ALUNOS SE APRESENTAM NA MOSTRA I SINAL DE ARTES CÊNICAS