notícias
Acrobata da política, trapezista rebelde, domador de memórias, palhaço da felicidade. Esses são alguns dos personagens que compõe o mais novo espetáculo do Coletivo Teatral Sala Preta, “Memórias do Pequeno Circo”, que será apresentando nesse domingo, 21, às 20hs, no Teatro Gacemms 1, em Volta Redonda.
O espetáculo se desenvolve em torno de temas presentes e preocupantes em nossa sociedade, tais como negligência e desrespeito pela vida humana, banalização da cultura, da mídia e a teatralização dos movimentos sociais, da política e da justiça.
A peça ainda é uma homenagem ao Gran Circo Norte Americano em Niterói que em 17 de dezembro 1961 sofreu um incêndio na qual morreram mais de 500 pessoas queimadas em menos de 10 minutos.
Durante o processo de montagem foi criado uma dramaturgia inédita, usando textos de diferentes fontes, tais como “Civilização do espetáculo” de Mario Vargas Llosa, “Livro dos abraços” e “Memórias do fogo” de Eduardo Galeano, “O espetáculo mais triste da terra” de Mauro Ventura, “O queijo e os vermes” de Carlo Ginzburg, textos do profeta Gentileza, textos históricos, documentais.
Projeto “Imersões”
O espetáculo “Memórias do Pequeno Circo” surge de “Imersões”, um projeto de formação e desenvolvimento das técnicas do ator que a diretora Jadranka Andjelic, da produtora Sequência Cênicas da cidade do Rio de Janeiro, realiza em parceria com o grupo Sala Preta.
Segundo Jadranka, que é da Sérvia, todo o processo de montagem do espetáculo foi baseado em pesquisas de temas preocupantes.
“Vivemos em tempos de paradoxos, de contradições, de decadência de valores, de esquecimento dos sonhos e da decomposição das estruturas sociais. (...) Em uma sociedade global do espetáculo, onde o entretimento começou a tomar lugar dos mais profundos desejos humanos. Dessa forma, nossa proposta é oferecer um espetáculo que venha colocar o público diante da espetacularização da realidade, através da dramaturgia de um show de circo e, de outro, com a natureza paradoxal e tragicômica de certos fenômenos da vida atual”, disse Jadranka.
Sobre a escolha do Sala Preta para a realização desse projeto, Jadranka explica. “Um encontro com o Sala Preta em 2012 me convenceu que grupo é dedicado a um trabalho serio e profissional no teatro. Deste modo surgiu ‘Imersões’, um projeto de formação e desenvolvimento das técnicas do ator. Nossa parceria tem o objetivo de ampliar o campo de arte em nossa sociedade, afinal acreditamos no poder transformador da Arte”, disse ela que ainda revelou que os encontros dos grupos estão acontecendo desde agosto de 2013 e que agora a pretensão é viajar o Brasil e o exterior com o espetáculo.
Atriz há 11 anos, Kaline Leigue, fala como está sendo participar desse processo de criação. “Mudou muita coisa pra mim como pessoa e artista, se é que consigo separar uma coisa da outra. Antes de fazer esse processo eu não imaginava que a minha capacidade como atriz fosse tão além. Mudou o jeito como lido com meu corpo. Estou desenvolvendo (porque isso é um longo processo) cada vez mais minha consciência corporal e artística”, explicou.
Sinopse
O espetáculo é inspirado na dramaturgia do circo e seus números, sua música, o apresentador e animais. No espetáculo “Memórias do Pequeno Circo” estes números clássicos do circo vão ser “traduzidos” pelos atores para linguagem corporal contemporânea e através do uso de textos literários e documentais. Os animais no espetáculo vão aparecer algumas vezes em vídeos e outras, os personagens serão “tratados” como animais do circo.
Ficha Técnica
Direção: Jadranka Andjelic
Dramaturgia: Eveline Costa
Atores: Rafael Crooz, Bianco Marques, Kaline Leigue e Viviane Saar
Espaço cênico: Eveline Costa
Musica e Direção Musical: Bianco Marques
Figurinos: Inara Gomide e coletivo
Desenho de Luz: Rafael Crooz
Fotografia: Bravo
Designer Gráfico: Gabs Ramos
Produção Executiva: Viviane Saar
Assessoria de imprensa: Luísa Ritter
SALA PRETA APRESENTA "MEMÓRIAS DO PEQUENO CIRCO"
Barra Mansa, 17 de dezembro de 2014
ESPETÁCULO SURGE DE "IMERSÕES", UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS DO ATOR DA DIRETORA SÉRVIA JADRANKA ANDJELIC