notícias
Dando continuidade a serie de oficinas livres oferecidas pelo Sala Preta, o coletivo oferece cursos livres de Canto e Teoria/Percepção Musical. As oficinas são voltadas para todos que desejam cantar ou aprender a ler partitura, treinar o ouvido ou descobrir um pouco mais sobre música.
As aulas regulares de Canto e de Teoria/Percepção Musical são com o arte educador, ator e músico Bianco Marques. São aulas semanais com duração de 1h30 individuais ou em grupos, com horários flexíveis. Os encontros serão realizados na sede do Sala Preta, localizado na Avenida Joaquim Leite, nº 604, sala 208, no Centro de Barra Mansa.
A mensalidade de cada curso é R$120. É possível realizar o curso sozinho ou em duplas, trios ou quartetos. Nesse caso é só dividir a mensalidade pelo grupo. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail salapreta@gmail.com, ou pelo tell/waths (24)998360737, ou ainda pelo face book.
O curso de Canto é voltado para iniciantes que nunca cantaram ou mesmo pra quem já canta e quer exercitar a voz através de vocalizes e técnicas corporais que aliam a voz ao movimento.
Já o curso de Teoria/Percepção Musical é voltado a leitura de partituras musicais e ao treinamento da percepção musical (escalas, intervalos, acordes, solfejos, etc.). É um curso que pode interessar a quem já toca algum instrumento, mas ainda não sabe ler partitura ou mesmo aos iniciantes que querem aprender música a partir de sua dimensão teórica, sem deixar de vivenciar os sons.
“Nos cursos livres de Canto e Teoria/Percepção Musical os alunos serão provocados a desenvolverem suas habilidades com o acompanhamento do professor. A abordagem das aulas vai sendo desenhada de acordo com as necessidades de cada aluno”, explicou Bianco Marques.
Bianco Marques é cantor/ator e tem uma pesquisa prática de oito anos junto ao Sala Preta na preparação vocal de atores e coros. Educador Musical licenciado pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), Bianco iniciou sua formação como percussionista e integrou a Banda Sinfônica da Fundação CSN e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Ator formado pelo Conservatório de Tatuí, onde também teve experiência em canto, atuando no musical "O Poeta da Vila e seus Amores". É músico amador tocando piano, flauta e violão. Converge essas diferentes áreas em seu trabalho como compositor e performer, atuando desde 2009 no Coletivo Teatral Sala Preta, do qual é um dos fundadores, diretor musical e compositor de diversos espetáculos. No coletivo desenvolve pesquisa prática sobre as relações entre corpo e voz. Compôs as canções e fez a direção musical do cortejo cênico Nasce uma Cidade, que percorreu as ruas de Barra Mansa nos anos de 2010, 2011, 2014 e 2015, envolvendo mais de 400 participantes a cada edição. É participante do Ateliê de Práticas do Ator, conduzido por Carlos Simioni (LUME) e Stephane Brodt (Amok Teatro) no SESC Paraty.
Em breve serão divulgadas outras oficinas oferecidas pelo Sala Preta. Para mais informações, acompanhe o grupo no facebook ou entre em contato pelo email: salapreta@gmail.com.
SALA PRETA OFERECE CURSO LIVRE DE CANTO E TEORIA/PERCEPÇÃO MUSICAL
Barra Mansa, 27 de janeiro de 2017